quinta-feira, 26 de maio de 2016

Um sonho chamado retiro de costura!


Há anos eu pesquisava sobre os encontros de costura que são tradição nos Estados Unidos. Gente! Perdi as contas de quantas horas naveguei pela internet babando nas fotos das aulas em hotéis, fazendas e resorts. Um sonho até então bem distante da minha realidade. Quando me mudei, ressuscitei a ideia e pensei comigo: agora vai! Só não achei que fosse acontecer tão rápido porque normalmente esses encontros são agendados e fechados com longos meses de antecedência! 



Assim que fiz a inscrição (quase 3 meses antes do evento) fiquei empolgadíssima! De olho no calendário! Mas a medida que os dias foram passando comecei a ficar preocupada em como seria dividir uma casa com estranhas. Mal sabia eu a belezura da casa que nos esperava e que as estranhas eram ladies muito animadas e divertidas! 

O retiro foi organizado pela The Finch Sewing Studio , loja/ ateliê de costura e tricô que fica em Leesburg, na Virginia. Chegamos na sexta-feira à tarde. Fomos recebidas ainda no carro pelas finchettes (como eles chamam as funcionárias e professoras da loja) com um coquetel pra já quebrar o gelo e entrar no clima relax. 

A propriedade fica na área rural da Virginia. OMG! Um casarão antigo, restaurado e muito bem decorado. Cada quarto tinha uma cara. Todos eles de cair o queixo! Hum! Camas macias e roupa de cama de primeira, afinal se tratava de um retiro e deveríamos descansar. Não é mesmo?


Depois de conhecer nossas acomodações e guardar as malas, nos reunimos na varanda. Papo vai, papo vem e conversamos sobre moldes, projetos, tecidos, lãs e tudo que está dentro do universo artesanal. Anoiteceu, tomamos uma sopa e fomos para a sala bater papo, bordar e tricotar _fomos avisadas com antecedência que deveríamos levar algum trabalho manual. O grupo era pequeno: apenas 10 alunas.

Sábado chegou e todas nós madrugamos sem despertador. Amanheceu um dia ensolarado e a casa ficou cheia de energia boa. Café da manhã tomado, hora de costurar!!! A proposta era fazermos bolsas e aprendermos a trabalhar com couro. Cada uma podia escolher o molde que quisesse e as professoras estavam lá, prontas para tirar as nossas dúvidas e nos socorrer! Ao longo do dia ocorreram aulas curtinhas. Uma delas para entendermos como cortar, costurar e dar estrutura ao couro. Uau! Um show de novidades na minha vidinha costurística. Aprendi muito! 








No fim da tarde de sábado, mais uma aula. Hum! Mas dessa vez nada de linhas, nem agulhas! A Nicole falou sobre diferentes tipos de vinhos.



 Enquanto a degustação de vinhos acontecia caiu uma chuva daquelas! Encerramento perfeito para um dia que parecia mágico. Fechei os olhos e agradeci pela oportunidade de estar ali.

No domingo ainda teve mais costura e uma aula de yoga antes de voltarmos para casa. No fim, lá fui eu encarar a estrada de bolsa nova, recém costurada, reabastecida de inspiração, novos conhecimentos e criatividade para recomeçar minha trajetória na costura. 


* Nos próximos posts mostrarei mais um pouco desse casarão dos sonhos e outros projetos. Tem um moletom quentinho e uma blusa romântica. Espero encontrar vocês aqui de novo.

14 comentários:

  1. Que delícia de fim de semana Vivi um sonho para qualquer artesã !
    Tudo lindo consegui sentir o conforto deste lugar e alegria que você sentiu pelas lindas imagens.
    Adoro o blog que bom que você voltou bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de tanto tempo, voltei, Cida! Vamos ver se agora eu tomo jeito e registro direitinho minhas costuras e descobertas daqui. Gosto muito de compartilhar com vocês!

      Excluir
  2. Perfeito, inspirador e motivador!!!!!! Parabéns pelo post. Momentos que renovam o espírito fazem muito bem. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei com energia renovada para costurar e fotografar bastante, Karina!!!!! Tem horas que a gente precisa de algo que mude a chave, né???

      Excluir
  3. Que bom ver seus posts novamente. Várias pessoas retomando os blogs, eu inclusive. Estava com saudades desses passeios virtuais. Conte-nos sempre sobre a vida por aí, pois adoro ver os costumes de cada país, estado ou cidade difentes dos meus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai! Babei nas receitas da éclair e da geleia que você publicou! Hmmmmmmm!

      Excluir
  4. OMG Que lugar maravilhoso!!! Ainda por cima com um retiro de costura, apreciando bons vinhos. Uau! Me lembrou muito os romances de Jane Austen. Deve ter sido mágico.

    ResponderExcluir
  5. Que Lugar lindo ... uma Delicia de ambiente energias boas. amei um sonho... costurar pra mim agora e limpar a alma...aprendi agora o mundo costura... um sonho bjs parabéns....

    ResponderExcluir
  6. Que Lugar lindo ... uma Delicia de ambiente energias boas. amei um sonho... costurar pra mim agora e limpar a alma...aprendi agora o mundo costura... um sonho bjs parabéns....

    ResponderExcluir
  7. Um sonho, Vivi! Deve ser uma experiência revigorante em muitos sentidos. O post está lindo, com fotos inspiradoras.

    ResponderExcluir
  8. Vivane, estou en - can - ta - da com o seu blog!! Muito amor!! Fofo demais!! Fiquei dois dias vendo as suas postagens, e como criança passei por todos as imagens que muito me encantou! Que trabalho lindo! Claro que depois quero ler muitas coisas com mais calma! Como por exemplo esta postagem deste retiro de costura?! Vi também que você teve até uma ateliê, ele ainda funciona? Moro há 200km de Brasília, e sempre estou passeando por ai! Eu também adoro fazer scrap e costurinhas, mas coisinhas de costuras mais simples. Ainda não me acertei em roupas. Hoje por exemplo vou tentar uma blusa da minha filha que gosto muito. Desmontei a original e fiz um molde. Tomara que dê certo. Mas voltando. Se tiver com os cursos no seu ateliê, adoraria fazer algo. Um super abraço! Até breve!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Que coisa boa saber que minhas fotos e trabalhos lhe encantaram por alguns momentos. Volte sempre!

      O ateliê era uma parceria deliciosa com a Maíla, minha cunhada. Mas, fechamos há quase 2 anos porque estava difícil para nós duas conciliarmos maternidade, casa e trabalho com as oficinas. Foi um período muito gratificante em nossas vidas!

      Agora estou morando nos Estados Unidos, por isso estarei sempre mostrando novidades daqui e minhas costurinhas.

      Beijão!

      Excluir
  9. Eu estou assim... encantada com esse retiro!! É muita energia boa envolvida!!
    Queria algo parecido por aqui, com certeza iria!!! As fotos e o local são encantadores!!
    Estou feliz com seus novos posts. Beijocas
    Geovana Albuquerque

    ResponderExcluir
  10. Que sonho, Vivi!

    Uma vez li sobre um que era de scrapbookers. Fiquei encantada e com muita vontade de ir.

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?