quarta-feira, 6 de maio de 2015

Moldes gratuitos de roupas! Uhu! Bora costurar?

Oiê! Tudo bem? Então, me conta... você já costurou todas as necessaires possíveis, já está craque nas bolsas, fez jogos americanos, ursinhos e agora está de olho nas roupas, mas não sabe por onde começar... #boratentar ?

Uma roupa que cai bem no corpo nasce do encontro de uma boa modelagem com o tecido apropriado. Você vai encontrar moldes em livros, em revistas, como a Burda e a Manequim, e na internet. Eu ando viciada nos moldes vendidos em PDF pelas costureiras gringas. Acho prático comprar pela internet e imprimir em casa, sem precisar pagar frete nem esperar semanas pelo carteiro. A parte ruim é ter que montar e colar dezenas de folhas até formar uma blusa ou um vestido. Mas, acho que a trabalheira compensa!

Selecionei alguns moldes em PDF de graça  pra quem quer experimentar o recorta e cola dos papéis e tentar começar a fazer as próprias roupas. Vamos nessa! É hora de gastar todo seu inglês... Ou o Google Tradutor, se for o caso. No problem! Let's have fun! 

O primeiro molde é a regata Sorbetto (todos os moldes têm nomes, não estranhe!) do site Colette Patterns. O Colette é um site americano super profissional (Não deixe de visitar o blog deles cheio de dicas). O passo a passo é bem explicadinho. São só duas peças para cortar + viés. Não preciso nem dizer o quanto uma regatinha vai bem no nosso guarda roupa brasileiro, né? Outro ponto positivo: esse modelo funciona bem com a tricoline ou o algodão, ou seja, aqueles tecidos que as patchworkeiras certamente tem em casa. (Se bem que não vemos nenhum drama em sair para comprar paninhos, não é meninas?)

 Foto: https://www.colettepatterns.com/sewing/sorbetto
Mais um site americano cheio de ideias legais: o da texana Sew Caroline. Acompanho o trabalho dela há algum tempo e admiro a determinação em que foi melhorando fotos e tutoriais. Hoje é bem profissa! É muita energia, gente! Ela tem moldes simples à venda e outros gratuitos, como essa saída de praia.

 Foto: www.sewcaroline.com
Outro molde gratuito bacana da Sew Caroline é esse kimono. Gente, faz um tempão que eu desejo costurar um e até agora nada... Achei uma graça esse acabamento em renda.

Foto: www.sewcaroline.com
E pra encerrar, o meu favorito: a blusa Plantain do site francês Deer & Doe. É aquele modelo básico e confortável. Essa tem um corte bem feminino no colo e é levemente acinturada. Ah! E o detalhe no cotovelo é um charme, né? 

Foto: http://boutique.deer-and-doe.fr

Foto: http://boutique.deer-and-doe.fr

Um comentário:

  1. Vivi acompanho seu blog faz um bom tempo, admiro muito seu trabalho como jornalista e suas costurinhas fofas e super bem feitas. Meus parabéns. Gisele.

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?