sábado, 2 de maio de 2015

Desafio: vestir roupas feitas por mim durante um mês!



Já perdi as contas de quantas peças de roupas costurei nos últimos anos... Vestidos, blusas, saias e calças. Sou organizada ao determinar os projetos e raramente deixo algum pela metade. Normalmente começo e logo concluo. Mas, tenho o péssimo hábito de escolher o que fazer ao acaso. 

Deixe-me explicar: funciona assim, identifico um molde que gosto, procuro um tecido na gaveta do ateliê e sigo em frente. Faço isso antes de me perguntar se é algo de frio ou calor, se usaria mais naquela época do época, se serve para trabalhar ou passear. O resultado é que acabo fazendo roupas que gosto, mas uso pouco. 

A exceção (e surpresa) ocorreu no ano passado, quando recebi um convite de casamento e coloquei na cabeça que iria vestida com algo feito por mim. Passei a semana concentrada no projeto, que já teria um destino certo. Não sei nem descrever minha alegria ao chegar em casa do salão com cabelo e maquiagem prontos e vestir meu pretinho nada básico com a etiquetinha 'ateliê basile'. Olha, tem certas coisas que só quem é costureira entende....  

Por tudo isso, fiquei tão animada ao conhecer o desafio ME MADE MAY. A brincadeira foi criada em 2010 pela britânica Zoe Edwards, do blog So Zo... What do you know? No primeiro ano, foi um desafio pessoal, já no ano seguinte conquistou centenas de costureiras mundo a fora. No ano passado rendeu até reportagem no jornal The Guardian




Se você fizer uma busca rápida nas redes sociais, vai se espantar com a quantidade de gente que entrou no esquema #memademay15. É muito divertido e vou listar os motivos pra tentar convencer você a vir brincar também...

1. Você vai descobrir que tem muito mais gente aprendendo a costurar nesse mundão de Deus do que você imaginava! E vai ver pessoas com os mais variados perfis. Costurar pode ser um hobby de mil novecentos e antigamente e pode ser também algo super hypster! 

2.  Ninguém posa com as próprias roupas esperando que os outros digam: nossa! Que barriga de tanquinho! Esqueça o sucesso das mocinhas lindas do instagram que são admiradas pelo porte físico. Em um desafio com esse ninguém está nem aí para a circunferência do seu abdomen ou peito. O que conta é a sua habilidade de encontrar moldes e costurar roupas que se adaptem às suas curvas, dêem conforto para as suas atividades e, principalmente, lhe façam se sentir especial.

3. Conhecer extremamente bem as suas medidas pode ser reconfortante. A gente descobre que perfeiçao não existe. Algumas de nós são mais gordinhas no braço, outras nas costas, na coxa. Mas, SEMPRE haverá um santo molde e um tecido bacana para resolver tudo isso! 

4. Ao acompanhar as costureiras mundo a fora você descobrirá moldes novos. A comunidade crafter costuma ser bem atenciosa e eu duvido que alguém se recuse a dar informações. 

5. Enfim, meu principal objetivo. Esforçar-me para tirar do armário tudo o que foi costurado por mim até hoje. Pensar em produções novas para os meus vestidos, saias e blusas. E, enfim, descobrir o que está sobrando e o que está faltando para determinar, de forma mais objetiva, meus próximos passos. 

Caso queiram acompanhar, publicarei diariamente minha participação no #memademay15 no instagram do @ateliebasile . 

PS - A Francine Lacerda, professora de costura que tem um ateliê na Vila Madalena, em SP, fez um post super legal sobre o movimento Me Made May no blog dela, o Costura com Estilo. Corre lá pra ver!  

5 comentários:

  1. Eu adorei a idéia, infelizmente nao tenho quase nada de vestir costurado por mim (ainda). Quem sabe ano que vem eu entro na brincadeira também!! Mas vou adorar acopanhar os modelitos mundo a fora!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a idéia, infelizmente nao tenho quase nada de vestir costurado por mim (ainda). Quem sabe ano que vem eu entro na brincadeira também!! Mas vou adorar acopanhar os modelitos mundo a fora!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Acompanhei o mmm14 e estou agora vendo o 15!! E o q estou amando é ver brasileiras no mmm!!! É tão legal!! Conheço alguns blogs gringos de costura, mas faz pouco tempo q venho descobrindo blogs nacionais, o seu já coloquei no meu bloglovin!!! No Brasil tem muita coisa de artesanato e pouco sobre costura de roupas, o q é uma pena :( Então cada vez q acho algo relacionado, fico saltitante :D. Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  4. Ai que legal pena que ainda não tenho minha maquina se não já faria pra já esse desafio adorei seu blog acabei de conhcer amei

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?