sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Aula de Costura 2: Almofadas de Natal

 
Quando acabou o Natal de 2013, guardei quase todos os meus enfeites em uma caixa e doei. Cansei de tanto plástico, glitter e feltro de má qualidade. Decidi que este ano vou manter apenas a tradição do pinheiro natural (meu marido faz questão! Faz parte das lembranças dele da infância! Eu também adoro aquele perfume na sala) e seguir com uma decoração mais minimalista. Por isso, fiz essas almofadinhas. São fáceis e ótimas para quem não tem prática na máquina de costura, mas quer fazer bonito no fim de ano!
 
 
Você vai precisar de:
 
- 2 pedaços de tecidos medindo 30 x 35 cm. Eu usei uma estampa natalina que eu ganhei da minha amiga Ludmilla dias atrás. Para o verso da almofada, escolhi esse de estrelinhas que também ganhei de presente dela há muitos anos.
- tesoura
- linha
- agulha de mão
- plumante bem fofinho. Esse você encontra no armarinho. Existem de vários tipos. Use, preferencialmente, o mais macio que você encontrar!


Vamos lá? Mãos à obra!

1. Posicione os dois tecidos do lado direito com o lado direito, como aparece na foto. Prenda com alfinetes em toda a borda. Uma dica: para evitar acidentes, use os alfinetes perpendiculares à linha da costura. Se você esquecer de tirar um deles e a agulha da máquina passar por cima, dificilmente ela vai quebrar!
 

2. Ao costurar deixe uma abertura de 5 cm. Faça o retrocesso dos dois lados para evitar que a almofada descosture.


3. Corte os cantinhos nas 4 quinas, como aparece na foto! Agora é hora de passar ferro para o tecido ficar bem esticadinho, principalmente perto das costuras.


5. Encha a almofada com o plumante sem dó! Use bastante para ela ficar bem recheada! Agora é só fechar o buraquinho à mão com pontos invisíveis. Tadãaa! Sua almofadinha está pronta!!


 



As minhas foram parar na sala da minha casa, mas tenho certeza que resultariam em um belo mimo de Natal se fossem embrulhadas com papel de seda e uma fita vistosa. Ah! E não se esqueça de caprichar no cartão.


Boas costuras!

11 comentários:

  1. Lindas suas almofadas, parabéns! Beijos! Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clau! Projeto fácil e que dá um toque "homemade" na sala de estar, não é mesmo?

      Beijo! Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Ficaram graciosas. Obrigada por partilhar !!

    ResponderExcluir
  3. Olá lindas as almofadas !
    Devo confessar que estou um pouco viciada em seu blog. rsrsrsrsrs....
    Acho tudo lindo e de muito bom gosto,sem falar no texto leve e bem humorado.
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Cida! Que delícia de comentário. Gostaria de postar com mais frequência. Mas, não consigo. Costuro, costuro, costuro e quando vejo não tirei foto de nada. Daí mostro aqui menos do que gostaria... Quem sabe em 2015 eu não fico mais esperta?

      Excluir
  4. Lindas as almofadas. Neste ano, em casa, os enfeites e os presentes serão feitos a mão! Cheios de carinho e amor, como devem ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presentes feitos à mão me enchem de alegria... Não tem preço! Só fico brava quando quem recebe não valoriza como deveria... Grrrr!

      Excluir
  5. Ficaram lindas. Ano passado fiz um painel com esse tecido! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Eu conheci esse tecido este ano. Ganhei de presente da minha amiga Ludmilla. Adorei a estampa.

      Excluir
  6. Ficaram lindas! Meu coração fica muito feliz em ver seu blog recheado de fofura, de lindas peças e pessoas do bem, que amam o que você faz! Parabéns, querida amiga

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?