segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Passeio pelo ateliê


É aqui que eu passo muitas horas do dia. Ouço música, navego nos blogs, escrevo, brinco com meus filhos e, é claro, costuro! Meu quarto de costura é o meu lugar favorito no mundo. Sinto-me abençoada por ter 50 metros quadrados, bem planejados, para fazer tudo que mais gosto na vida! Foram muitos anos sonhando com esse espaço...

 
A mesa é aquela gigante que ficava na sala comercial onde funcionava o ateliê. Foi idéia da Maíla Basile encomendarmos uma mesa redonda para que nossas alunas costurassem batendo papo, como nós sempre fizemos juntas. Nesse post tem a história bem completinha dela.
 
Bom, muita gente já costurou, encadernou e comeu bolinhos aqui (please, deixe um comentário abaixo se você foi uma delas!). Quando desmontamos a sala foi fácil desapagar de vários móveis lindos, mas a mesa... não dava! E então a Maíla sugeriu que ela viesse morar aqui em casa. Deu certinho!


No meu quarto de costuram tudo tem um significado especial. Para guardar minha coleção de livros de costura, moldes e aviamentos, desenhei uma estante em forma de casinha. Foi difícil arrumar quem topasse fazer a marcenaria. O resultado, ainda bem, ficou melhor do que eu imaginava! Ela é de MDF. A porta e a janela são de laca bege, quase rosa. Cabe um mundo de coisas!


Tem ainda uma bancada com 9 gavetas, onde guardo tecidos e material de scrapbooking. Em cima fica o computador, a overloque e mais umas bobagens. É aqui que meu filho Lucas, de 8 anos, faz dever de casa e joga Minecraft, enquanto eu bordo, alinhavo ou monto moldes.

O ateliê é aberto para o jardim. Entra bastante luz, mas ele não é claro depois das 4 da tarde. Outro problema é que esquenta bastante.


Usei duas estampas de papel de parede e pendurei espelhos e a chave de uma casa antiga de Buritis, Minas Gerais, onde vivem meus pais e boa parte da minha família.

A máquina antiga era da minha avó paterna. Dona Raimunda Rodrigues ganhou de presente do meu avó Cesáreo e costurou nela até morrer. Outro dia mostro em detalhes e conto a história toda. Sinto muita alegria por ter essa máquina pertinho de mim todos os dias.



Os objetos me trazem boas recordações, como o Pinóquio de madeira que eu trouxe da Itália na minha lua de mel em 2002. As latinhas de caneta foram encapadas pela Maíla com o papel de parede que usamos na sala onde funcionou o ateliê. Mais uma memória afetiva!



O quadro de cortiça veio de Gramado, na Serra Gaúcha. Eu e meu marido adoramos aquele climinha alemão. É um lugar onde ainda desejo retornar muitas vezes.


Espero que tenham gostado do passeio. Prazer imenso compartilhar com vocês o lugar mais amado da minha casa!

Um boa semana, costureiras!

Fotos: Ruby Fernandes

16 comentários:

  1. Quanta lindeza, Vivi! Vontade de entrar na tela do computador e me enfiar nesse ateliê fofo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperando sua visita por aqui, Dona Linha!

      Beijo!

      Excluir
  2. Vivi, que delícia de post, que delícia de ateliê! Obrigada por compartilhar conosco esse pedacinho tão importante da sua casa. Lindo e inspirador. Desejo a você muito sucesso e muitas costuras!
    Bjos
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Delícia de post Vivi! Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que mundinho lindo, Vivi!!!
    Saudades dessa mesa redonda, dessas Janome, dos bolinhos e capuccino caseiros...
    bons momentos! Saudades de ti, Vivi!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Vivi, amei esse post!
    Acompanho seu blog e suas costurices a muito tempo, desde antes da Alice nascer....
    Entendo quando você diz que esse é o melhor lugar do mundo para você, pois tenho um ateliê pequenino em meu apartamento, mas que foi muito bem planejado e feito com amor, e é lá que vejo tv, ouço música, uso o computador e faço minhas costurices, que não são roupas, mas sim bonecas de tecido, necessaires e outras coisinhas mais.
    Amo estar ali!
    Seu quarto de costura é lindo, adorei ver todos os cantinhos!
    E as fotos da Ruby são lindas! Também acompanho os trabalhos dela....
    Obrigada por nos mostrar esse pedacinho da sua vida!

    Se quiser espiar meus trabalhos, fique a vontade:

    www.flickr.com/photos/cantinhodakatia

    Beijos cheios de carinho,
    Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katia! Muito prazer! Visitei seu cantinho lá no Flickr e fiquei encantada com a riqueza de detalhes do seu trabalho. Tudo muito bem feito e cheio de acabamentos. As Tildas são lindas!

      Seja sempre bem vinda por aqui.

      Beijo grande!

      Excluir
  6. Oi Vivi! Rever essa mesa e a Janome trouxe-me boas recordações das animadas aulas de costura e dos quitutes tão carinhosamente preparados por você e pala Maíra. Fico na torcida para que vocês possam retomar as aulas. vocês são minhas professoras prediletas.
    Bjs.
    Manu.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desse seu lado criativo da costura, do scrapbook, das delícias para acompanhar as visitas no Atelier. Saudades de você Vivis, muitas alegrias no seu espaço e estarei acompanhando suas novidades, apesar de não ter essa habilidade. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Denise!

      Vc tem um dom maravilhoso que eu adoraria compartilhar: a gastronomia! Nunca vou esquecer aquelas delícias que vc preparava com tanto amor para a nossa turma depois da faculdade!

      Olha, Gal tá chegando, hein? Vc não esta planejando vir a Brasilia no mesmo período?

      Beijao!

      Excluir
  8. Já costurei, encadernei, comi muitooossss bolinhos maravilhosos e bati altos papos que foram como terapia numa fase difícil da minha vida... Que saudade!
    O ateliê da sua casa está lindo, Vivi! Acho que merece uma visita das suas alunas com um dia de costuras e lembranças daqueles dias! rsrs
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivi! Deixei para ler esse post em um momento de folga e, finalmente, aconteceu!
    Adorei ver e ler sobre todos os detalhes. Tudo lindo e dá para ver que foi feito com muito amor.
    Estou querendo fechar meu Cafofo com vidro mas tenho medo de ficar muito quente lá. Arrependi um bocado de ter escolhido o teto amadeirado ao invés de ter colocado laje.

    Um beijo, Ana.

    ResponderExcluir
  10. Encantada com espaço harmonioso lindo, tem historia e conceito, amei, estou tentando montar o meu cantinho de costura, ainda está uma bagunça, porque não tenho tempo para dedicar, mais quando eu entrar de férias, vou decorar tudo, faz até vergonha meu cantinho está desarrumado, pois sou Design de interiores ja era para estar lindo, mais tudo tem seu tempo ... bjs amo seu blog.

    Cláudia Muniz
    casascomdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi acabo de conhecer seu blog e estou encantada !
    E como seu cantinho de costura é maravilhoso realmente um sonho.
    Estarei sempre te visitando e conferindo as costurinhas bjs.

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?