quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Eu e minha overloque: caso de amor e ódio!



A Mirna Dias me escreveu um e mail perguntando sobre a minha overloque. Vamos encarar a verdade: se você quer costurar roupas, vai precisar de uma. Não caia nessa conversa de que métodos alternativos funcionam. Eles até quebram o galho, mas se você quiser um acabamento mais fino terá que investir em uma máquina só pra isso! 
 
 
Eu tentei por bastante tempo. Primeiro usei o zig zag. Era assim que fazia a minha avó. O acabamento interno ficava até bonitinho. Mas depois de algumas lavadas, a roupa desfiava e dava uma tristeza danada.... Depois, me frustrei com o tal "ponto overloque" propagandeado por várias marcas. Vocês já viram? "Faz ponto reto, caseado, bordado e overloque".  Não caia nessa! Eu explico o porquê...
 
 
A máquina overloque ou ultraloque tem passagem para até 4 linhas. Uma para o arremate inferior, outra para o arremate superior e duas para a costura reta. Se você quiser, pode optar por usar apenas 3 linhas. Eu costumo usar assim.
 
 
Além da quantidade de linhas, outra grande diferença para a máquina comum é a faca. Sim, uma faca bem afiada por isso cuidado ao manusear. Enquanto você costura, ela corta o excesso de tecido e deixa tudo bem perfeitinho!
 
 
A parte chata: aprender a passar as linhas. A minha é a ultralock Singer. Ela tem um gráfico e um guia colorido. Facilita bastante. Eu ainda apanho para ajustar a tensão. Para cada tecido é preciso uma regulagem. Tem dia que dá certo rapidinho. Em outros eu sofro. A salvação? Tem uns vídeos no You Tube bem explicadinhos!
 
 
Normalmente, as confecções usam linhas de nylon para os dois arremates (o inferior e o superior) e a linha de algodão apenas no guia de costura reta. Eu desisti dessa regra! Hoje, uso apenas linha de algodão. Sai um pouquinho mais caro, mas como eu costuro só pra mim, acho que compensa meu estresse, facilita a passagem nas guias e não desfia de jeito nenhum!
 
 
Já usei a minha Singer com malhas (minha nova mania, como eu contei aqui), algodão, jeans e brim. Ela nunca me deixou na mão. Já usei até para fazer acabamento de almofadas e necessaires e ela aguentou bem o sanduíche algodão + manta acrílica + algodão. Considero uma máquina forte.
 
 
Enfim, se você tem vontade de costurar roupas, tire mil e poucos reais do bolso (às vezes tem umas boas promoções na internet) e faça esse investimento. Você pode até passar um pouquinho de raiva, mas garanto que não vai se arrepender. Suas peças vão ficar com um toque profissional.
 
 
Beijo! Depois me conte se deu certo!

18 comentários:

  1. Nossa que Bom, sigo o seu blog há algum tempo e amo tudo que vejo, ultimamente acompanho a sua paixão em costurar malhas e confesso que admiro, pois já comprei duas overloques, aquelas semi profissionais chinesas, e apanhei tanto pra passar a linha e ajustar os pontos que vendi, depois comprei outra achando que daria conta, aconteceu a mesma coisa e me desfiz dela também. Agora tô sentindo uma animação crescendo aqui em mim, amei essa máquina. è muito cara? É nacional? AH parabéns pelo vestindo de verão ficou lindo, leve, solto! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai! Acabei não contando que tive uma overloque chinesinha verde. Um horror! Cruzes! Herdei da minha mãe que também nunca conseguiu se entender com a passagem de linhas. Depois, ela foi para a minha prima que também desistiu!

      Essa da Singer é bem mais prática. Muito mais fácil mesmo! É nacional, vende na internet e custa pouco mais de 1 mil reais. Vale cada centavo.

      Beijão e NUNCA desista! Costurar dá trabalho, mas traz muita alegria.

      Vivi Basile

      Excluir
  2. Oi Vivi!
    Descobri seu blog há alguns meses e fazia um tempinho que não aparecia por aqui. Estava esperando sua atualização de posts e me perdi no meio do caminho... Vi essa semana que você voltou e D-E-V-O-R-E-I todos os últimos posts!!!
    Fiquei feliz com sua introdução na costura de roupas!

    Eu mantinha uma vontade de costurar e não tive dúvidas quando meu marido perguntou o que eu queria de presente de dia dos namorados... Ganhei uma máquina de costura!
    Fiz matrícula em um curso básico de patch work e estou engatinhando nessa nova paixão!
    O meu objetivo é costurar roupas e reformas de peças apenas pra mim. Por divertimento e terapia mesmo!
    Assim que tiver mais traquejo com esse universo, também vou investir numa overloque dessa aqui!
    Obrigada pelas preciosas dicas
    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia!

      Que alegria saber que você curtiu o blog. Eu precisei dar uma desacelerada nos posts porque precisava colocar minha vida em ordem, mas agora estou cheia de ideias e fotos prontinhas para serem postadas aqui. Minha intenção é compartilhar o pouco que sei desse mundo gigante da costura.

      Mil beijos e muitas costurinhas pra você!

      Vivi Basile

      Excluir
  3. Oi, Vivi!
    Eu fiz um post lá no meu blog sobre a minha overloque (igual a sua, da Singer) e descrevi do mesmo jeito: um caso de amor e ódio, rs!
    Tem dia que tudo flui lindamente e tem dia que dá tudo errado!
    Confesso que no dia que dá tudo errado ainda volto para o ziguezague da máquina, rs!
    Mas sim, não tem acabamento como o da overloque, vou tentar trocar os fios por linhas para ver se aumenta o amor por ela!
    Beijos e boas costuras pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Katia.... Dependendo do projetinho eu acabo fazendo costura francesa (ainda vou mostrar aqui um passo a passo) ou faço forro. Tem dia que não estou com paciência para me relacionar com minha overloque! Maquininha geniosa, né?

      Força pra nós! Ehehhe

      Vivi Basile

      Excluir
    2. Oi, Vivi!
      Verdade! Costur francesa também é uma maravilha em vários casos!
      Quando eu só tinha minha máquina antiguinha que apenas costurava reto, era a costura francesa que salvava meus acabamentos!
      Um dia a gente vai se dar 100% bem com nossas overloques, tenho fé!
      Beijos!

      Excluir
  4. aaaaeeee! fiquei esperando ansiosamente pelo post, mas só consegui ver agora. ótima resenha!
    pelo que tenho pesquisado, a ultralock singer e janome 8002d parecem ter performances semelhantes. só que a singer é mais bonitinha e mais cara... obrigada mais uma vez pela atenção, bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirnaaaa,

      Espero ter ajudado a clarear seus pensamentos. Nunca vi a Janome de perto, mas imagino que a mecanica seja bem parecida!

      Boa sorte e depois me conta, tá?

      Excluir
  5. nem te conto! no mesmo dia que comentei aqui, fui dar uma passeada em algumas lojas virtuais e achei a ultralock singer com um descontão! comprei na quinta e já chegou hoje! treinei a passagem de linhas agora a noite e lá pela quinta tentativa consegui reproduzir os pontos que vieram no retalho de amostra. tô tããão feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legaaaaal! Eu tenho a minha há uns 5 anos e ainda sofro com a passagem das linhas. Urgggggh! Vc viu que ela faz pontos menores para costurar elásticos em biquines e lingeries? Adoraria sabe usar.... Será meu próximo desafio!
      Beijo! boa sorte! Muuuuitas costuras!!!!

      Excluir
  6. Oi sou a marcia que perguntei sobre a venda da gola no Instagram. Meu email marciawestermann@ig.com.br grd Abraço

    ResponderExcluir
  7. Estava fazendo um curso de costura, me empolguei e comprei uma overloque janone 8002 D e uma singer industrial reta modelo 191-D. Parei o curso e as máquinas ficaram paradas. Se alguém se interessar em comprá-las, estão na garantia.
    meu nome é Cláudia whatsup 11 986334986

    ResponderExcluir
  8. Estava fazendo um curso de costura, me empolguei e comprei uma overloque janone 8002 D e uma singer industrial reta modelo 191-D. Parei o curso e as máquinas ficaram paradas. Se alguém se interessar em comprá-las, estão na garantia.
    meu nome é Cláudia whatsup 11 986334986

    ResponderExcluir
  9. Estava fazendo um curso de costura, me empolguei e comprei uma overloque janone 8002 D e uma singer industrial reta modelo 191-D. Parei o curso e as máquinas ficaram paradas. Se alguém se interessar em comprá-las, estão na garantia.
    meu nome é Cláudia whatsup 11 986334986

    ResponderExcluir
  10. Olaa Viviane gostei muito do seu blog. Recentemente comprei uma ultralock singer.. já pratiquei um pouco ela. Tbm assisti videos no youtub.. mas sabe eu nao acho algum video da ultralock singer q mostra como bloquear a costura e só cortar ou torar o tecido.. sabe aquelas saias de malhinhas compridas sem barra ou bainha, aquelas q só foram cortadas.. entao será q eu tenho q tirar a agulha pra poder só fazer o corte, eu nao sei.. eu lembro qd a minha professora ensino um pouco como fazer mas nao lembro se ela tirou a agulha pra fazef o corte. Vc sabe como faz? Obg, bj...

    ResponderExcluir
  11. Oi, gostaria de saber a sua opnião sobre a ultralock singer hoje, pois estou preste a comprar uma mas ainda tenho muitas dúvidas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Comprei a máquina chinesinha e ela ja esta dando trabalho estou pensando em trocar pela ultraloock. Vi esse post e me deixou mais animada.

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?