quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Blusa de crepe: desenhada no Canadá, costurada (por mim!) no Brasil



Eu sempre gostei de passear pela internet para conferir o que outras costureiras estavam aprontando. Por muito tempo eu busquei as colchas de patchwork, as necessaires, jogos americanos, bolsas... mas agora ando fissurada nas roupas. Nossa! Como existe gente bacana pelo mundo produzindo as próprias blusas, vestidos, calças. Acho tudo muito divertido! Adoro ver as meninas posando felizes para mostrar orgulhosas o que fizeram. Hoje é a minha vez....



Tenho comprado muitos moldes em sites gringos. Funciona assim: você escolhe, paga no cartão de crédito e em minutos chega um arquivo em PDF por e mail. Daí é só imprimir, colar tudo e recortar no seu tamanho. Perfeito para as ansiosas que não aguentam esperar longos dias até o envelope chegar pelo correio.
 
Ontem, a Lia Gloria me perguntou sobre a equivalência entre as medidas das brasileiras e das estrangeiras. Acho que não há muita diferença. Pequenas adaptações serão sempre necessárias em todos os moldes, afinal ninguém tem corpo perfeito. Mas nada muito complicado... É só seguir as medidas sugeridas pelo autor e verificar quais se adequam melhor à você. É bom também ficar atento na modelagem: mais justa, mais solta... Como você prefere? E se a dúvida for muito grande, faça uma peça piloto (ou um muslin, como dizem as gringas) em um tecido farofento para confirmar como vai vestir. Depois, então, parta para o tecido do coração. 


A blusa que mostro aqui é a Belcarra Blouse (Para comprar clique aqui!) de um site canadense chamado Sewaholic. A autora é a Tasia e o mais legal é que ela desenha os moldes pensando em pear shaped woman, ou seja, para mocinhas com corpo em formato pera (busto pequeno e quadril largo). Tem coisa mais brasileira? As peças que mais aparecem lá são vestidos godês, saias amplas, soltas, feitas para não marcar nada que não deve aparecer....
 
Eu comecei pela blusa. As instruções vieram bem completas e eu não senti nenhuma dificuldade.  Escolhi um crepe com estampa alegre, com muitas árvores. As mangas são em modelo raglan, cortadas no viés. Gostei do efeito. O acabamento da gola é delicado: viés costurado por dentro. Gastei pouquíssimo material: arrematei minha blusa com 1 metro de tecido + 1 metro de viés de cetim!
 
Adorei este projeto e pretendo repeti-lo em um tecido liso. Acho que rende uma discreta e elegante blusa para ir ao trabalho. Quero costurar logo porque já estou de olho em mais uma blusa linda do Sewaholic!
 



Fotos: Ruby Fernandes

19 comentários:

  1. Vivi, ver essas suas produções me deixa com as mãos coçando por aqui! Já fui lá, comprei a molde da Belcarra Blouse AND da Hollyburn Skirt. Me empolguei? Imagina!!!! hahahaha
    O problema agora é arrumar tempo, porque com o casório chegando (falta 1 mês1), tempo é coisa cada vez mais rara por aqui...
    Um beijo enorme, e obrigada por compartilhar essas dicas tão preciosas por aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia, Nathalia! Eu fico me controlando para não comprar todos os moldes do Sewaholic. É tudo tão elegante e lindo... Estou super de olho na Hollyburn Skirt.

      A Belcarra é tranquila de fazer. Minha maior dificuldade foi costurar o viés da gola. Facilitou depois que eu experimentei o viés vendido em armarinho (já vem pronto) em cetim. Alinhavei e preguei rapidinho! Fica essa dica...

      Mais uma: como vc está super ocupada (eu tbm sempre estou! Rs) vá devargazinho... Um dia corte os excessos de papel do molde... No outro monte... Depois corte o tecido. E, um dia, costure!!! Mas, vamos combinar que seria MUUUUUUITo legal se vc levasse sua belcarra na mala da lua de mel. Não acha?

      Beijinho e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Nossa !! Como ficou linda , vc é muito versátil , deve ser maravilhoso concluir uma costurinha dessa , bjo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle! Sim, a gente até passa raiva no meio do caminho, mas quando a roupa fica pronta e serve... e só alegria!!!!!

      Beijao!!!! E obrigada pelas palavras! Vamo que vamo costurar!!!!!

      Excluir
    2. Oie , me manda o molde da golinha , quem sabe já é um começo pra me aventurar a fazer alguma coisa pra usar .. bjos.

      Excluir
    3. michelleasdmussi@hotmail.com

      Excluir
  3. Obrigadaaaaa rs
    Estás arrasando nas costuras. Olha essa blusa, que perfeição. Estou me roendo de inveja.
    Eu queria tanto saber o nome do modelo da manga, e agora sei! Raglan!
    Quanto às medidas, ainda tem uma numeração doida que eu não entendo hahaha das gringas, a numeração não é P, M ou G, nem 38, 40, 42 etc. Isso me confunde rs
    Vivi, tu não tens noção do quanto estás me inspirando, obrigada!
    E tu estás bela, viu?!
    Ah, não esquece de mandar o molde da gola peter pan, pra mim.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia! Mandei a golinha para o e mail liagloria@gmail.com . Não é o seu??

      E não considere as numerações P, M ou G, nem 38, 40, etc... em costura o que vale são as medidas no seu peito, cintura, quadril.

      Beijo grande e quero ver suas costuras!

      Excluir
  4. Puxa, parabéns!!! Eu já fiz ao contrário, comecei costurando minhas roupas agora estou apaixonada pelo artesanato. Ficaram lindas a blusa e também as fotos. Bjs, Clau. Ahhh... muito obrigada pelo envio do molde da gola Ruby... chegou certinho no meu e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!!! Quero muito ver as fotos das suas golinhas. Por favor, mande quando estiverem prontas!

      Tenho planos de postar mais tutoriais de projetinhos de artesanato por aqui.

      Beijo!

      Excluir
  5. Vivi, faltou uma foto da blusa bem de frente. Bjo
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Vc tem razão, Lu! Ficarei atenta nos próximos posts de roupas para mostrar todos os delalhes!

      Excluir
  6. Viviane , amei a blusa, linda, comecei a costurar já tem 2 anos, as vezes fico insegura me dá até medo rssss, mais enfrento e tudo dá certo, divido minha vida como Design de Interiores , como fiz moda também me apaixonei completamente, pela costura, agora vivo de roupa nova, uma delicia , parabéns pela sua blusa.bjsssss sucesso .

    Cláudia Muniz
    casascomdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, não pode ter medo! Se estragar o pano, se cortar torto, se não der certo, não tem problema. Comece com tecidos mais baratos para não ter dó. Quando se sentir mais segura, passe para os tecidos mais bacanas. Eu ainda não encaro os tecidos muito finos _ como a seda pura _ mas no ano que vem... quem sabe?!

      Excluir
  7. Oi Vivi!!!
    Que blusinha linda e fofa!!!
    Estou in love.
    Uma pergunta: será que consigo costurar em uma máquina comum ou tenho que ter uma
    overloque??
    Nunca costurei roupas, mas confesso que com suas ideias sugestões ando bem animada.
    Uma beijoca super carinhosa.

    Ta linda nas fotos.
    Geovana Albuquerque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Geovana. Eu tbm curti muito blusa. Mas não é sempre assim. Às vezes termino uma peça e fico chateada, sem nem querer usar!

      E sim, dá para costurar roupas sem overloque. É só usar o zig zag para fazer o acabamento. Será que vale um post sobre isso aqui???

      Beijao!

      Excluir
  8. Simplesmente apaixonante sua blusa. Tecido encantador e o caimento dela ficou perfeito em você. Parabéns! Tenho pouco busto também e preciso investir em peças que valorizem o meu corpo e me deixem mais a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Josy! Essa é a parte boa de costurar suas próprias roupas. Vc pensa no seu corpo, nas suas medidas, em como valorizar o que tem de bom e esconder o que ninguém precisa ver...

      Beijo, beijo, beijo

      Excluir
  9. Olá, a sua blusa ficou linda. Quero tentar fazer. Lá tem 3 modelos, você usou o "A"? Beijos

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?