terça-feira, 9 de setembro de 2014

Malha: minha nova mania!


Costurar malha é minha nova mania. Sempre tive curiosidade, mas sentia medo. Muita gente falava que era difícil, o corte nunca prestava e precisava de máquina especial para os acabamentos. Fiz um curso online no Craftsy e vi que tudo isso é bobagem!


Bom, pra começo de conversa... acertar a modelagem é bem mais fácil. Os tamanhos variam menos e o tecido amigo estica e acompanha as curvas do corpo.
 
Para cortar é preciso um pouco de cuidado porque há risco da malha esticar enquanto você passa a tesoura. Mas nada dramático! Só alfinetar e ficar atento! O tecido listrado (meu guarda roupa anda que nem o da Turma da Mônica. Só que, no meu caso, repleto de blusas listradinhas!) exige um certo domínio. O corte das peças tem que estar bem encontrado. Tenho pavor de listra, xadrez e estampa desencontrada. Deixei de comprar na Farm, por exemplo, porque aquelas estampas lindíssimas estavam sempre descasadas e isso me irritava muito.
 
Nas costuras usei máquina reta, normal. Para os acabamentos usei minha amada overloque. No curso, aprendi a fazer esse acabamento na gola. Fica bem apresentável.


Ainda não acertei 100% o encontro do V. Ali, formou uma pequena pence. Algo para melhorar na próxima blusa. Quero tentar também uma com a gola redonda. Imagino que seja mais fácil.


E você? Curte costurar malha? Já tentou?

5 comentários:

  1. Que linda! As cores me lembram o estilo navy.
    Acho que eu sou meio cara de pau... vou me arriscando nas costuras sem medo e sem dar bola para os preconceitos costurísticos...rsrs... eu já comecei aprendendo a costurar roupa com malha, por minha conta e risco! Eu adoro o conforto e a simplicidade da adaptação da modelagem ao corpo. É o meu tecido preferido para costurar.
    Uso os moldes de revistas. As minhas preferidas são: Burda, Patrones e Moda de Pasarela - Simplicity. Gosto de arriscar: por exemplo, escolher um modelo projetado para tecido plano e executá-lo (com as devidas adaptações, é claro) na malha. Acho muito divertido e tem dado certo! :)
    Boas costuras para você!
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Adoro o estilo navy! Meu guarda roupa parece o da Turma da Mônica, mas cheio de blusas listradinhas! Fico super feliz quando encontro esses tecidos. Se for malha, então... tudo de bom!
      Beijão,
      Vivi Basile

      Excluir
  2. Um dia vou costurar assim! Meu sonho fazer as minhas roupas e as dos meus filhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Viviane! Estou adorando estas tuas incursões pelo mundo da costura de roupas! Que aliás, tu tens te saído lindamente bem!!!! Eu gostaria de saber qual é o curso na Craftsy que fizeste, se não for pedir demais! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Costurar roupas é bom demais!!! Obrigada pelas belas palavras.

      Estou viciada nos cursos do Craftsy. Já fiz vários. Entro no site e quero todos!!! As aulas são bem filmadas, bem explicadas e os moldes bem feitos. O curso de malhas é o SEWING WITH KNITS, com a MEG McELWEE. Ela ensina a fazer um casaco com capuz, camiseta manga longa, camiseta gola V, saia com bolso, short, calça e vestido. Os moldes estão incluídos. É só imprimir em casa.

      Os acabamentos foram um mistério desvendado! Eu não tinha a menor ideia, segui as orientações e deu tudo certo. Recomendo!

      Beijão! Volte sempre por aqui!

      Excluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?