sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Aquecendo o forno! Nhami, nhami!



Sabe aqueles dias que a casa fica perfumada: cheirinho de banana madura, pedindo pra participar de alguma receita?! Num dia como esses apareceu uma receita de bolinho de banana um tanto quanto intrigante: sem farinha de trigo na massa! 


É uma receita tão fácil! Não dá nem pra dizer que faz bagunca, que gruda na mão e faz meleca! O resultado é tão bom, que rapidinho se torna a eleita da torcida!

A receita é do Panela de Barros (super recomendamos a visita!) e aqui ganhou uma cobertura de brigadeiro, já que a gente nao é de ferro, né?!




Ingredientes:

  • 4 bananas nanicas bem maduras
  • 4 ovos
  • 1 xícara de óleo de canola
  • 2 xícaras de açucar
  • 2 xícaras de farinha de rosca
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó



Preparo:

  • No liquidificador bata as bananas, os ovos e o óleo por cerca de um minuto.
  • Misture os ingredientes secos em uma tigela - farinha de rosca, açucar, fermento, canela.
  • Junte a mistura de banana aos ingredientes secos e misture bem. 
  • Distribua a massa em 24 forminhas de cupcake e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos. Faca o teste do palito. Quando sair sequinho, esta pronto!


Dica: você pode usar forminhas de silicone ou usar as de papel em uma assadeira tradicional. Só tenha muito cuidado ao destacar as forminhas: se elas deformarem, os bolinhos vao ficar tortos. Você também pode usar formas de empada ou mais de uma forminha para assar seus bolinhos.



Agora vamos a parte delícia: a cobertura!

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em po
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
1 lata de creme de leite sem soro

Preparo:

Leve os tres primeiros ingredientes ao fogo, mexendo sempre, ate desgrudar do fundo da panela. Acrescente o creme de leite e deixe ferver mais um pouco, ate ficar firminho, em ponto de enrolar.
Deixe esfriar e confeite os bolinhos.





* Este post foi escrito e fotografado por Maíla Basile, minha super parceira no Ateliê Basile! A partir de agora ela estará sempre aqui no blog para compartilhar conosco suas artes, costuras, encadernações lindas (pense em álbuns bem feitos que misturam scrap + encadernação tradicional?!) comidinhas, dicas de casa e viagem. Oba! Estou super feliz com essa estreia. Muito obrigada, Ma!!!

6 comentários:

  1. Que coisa mais linda, Vivi! E lindamente confeitados! Tô reconhecendo uma mãozinha familiar na última foto? Sucesso procês!
    Beijos
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, dá pra sentir daqui o cheirinho do assado, rsrsrs, Vivi não poderei ir nesta oficina, mas quando tiver uma de quilt e patch, quero ir, bom findi, bjus de luz!!!

    ResponderExcluir
  3. hummm, que fome .... por acaso essa mãozinha é do Lucas???? rs

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Fiquei com água na boca.

    Beijos,

    Babi

    www.receitas-do-instagram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, adorei o blog de vocês. Obrigada por divulgar o nosso blog e a nossa receita do cupcake de banana, também é a minha preferida! E vocês ainda coroaram com uma cobertura de brigadeiro, que perdição! Ah, as fotos de vocês ficaram lindas, parabéns.

    Um beijo e sucesso para vocês,

    Janaina
    www.paneladebarros.com.br

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?