sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A cara do Natal: boneco de biscoito!

A Vivi foi para o Rio de Janeiro e trouxe um presente pra mim: um lindo livro de receitas de bolo de festa de criança. Ela me entregou e disse: "Você consegue fazer o da página 52? Será uma surpresa pra nossas alunas!"

O livro é super didático, tem fotos lindas e coloridas. Logo se tornou o preferido do Thales (meu filhinho de 3 anos). O tempo todo ele pede: "vamos ler o livro dos bolos!!!"



Além das receitas dos bolos, o livro tem receitas de dois tipos de biscoito. Uma delas, de biscoito de gengibre. Não há nada mais perfeito para mimar nossas alunas na nossa próxima oficina, na qual faremos jogo americano com tecido estampado de biscoitinhos de gengibre!!

Por sorte, nossa querida (e mega prendada) sogra _  a Beth_ tinha me emprestado algumas de suas formas de biscoito. Entre elas, a de gingerbread man! Oba!

A receita fala pra sovar na mão. Confesso que fiquei com um pouco de preguiça da bagunça que ia ser e resolvi testar a batedeira. Ela tem pás específicas para várias coisas. Uma teria que dar certo! E deu!!



Segui exatamente as instruções do livro e saiu tudo certinho! Nossas alunas poderão conferir o resultado amanhã de manhã,  em mais uma gostosa oficina de sábado. Para as nossas leitoras do blog, fica a receita!

Você vai precisar de...



 175 g de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada generosa de pimenta-da-jamaica em pó
75 g de manteiga sem sal gelada e em cubos
75 de açúcar
2 colheres (sopa) de glicose de milho
1 gema de ovo grande

Preparada para começar?
Peneire a farinha, o bicarbonato de sódio, o sal, o gengibre, a canela e a pimenta no recipiente da batedeira. Misture a manteiga aos ingredientes secos até obter um resultado semelhante a farelos. Você pode misturar com as mãos ou usar a pá de panificação da batedeira. Acrescente o açúcar e misture.


 Em outro recipiente bata a gema de ovo com a glicose de milho, adicione à mistura e mexa até obter uma massa lisa. Você pode sovar com as mãos, ou usar a mesma pá da batedeira.





Molde em formato de disco, cubra com filme plástico e reserve por 30 minutos na geladeira antes de usar.
Preaqueça o forno a 180ºC.



Num balcão levemente enfarinhado use um rolo para afinar a massa até, aproximadamente, 4 mm. Use moldes de biscoito para cortar nos formatos desejados e arrume-os nas fôrmas forradas com papel manteiga. Junte os restos e sove novamente para fazer mais biscoitos.


Asse na prateleira do meio em forno preaquecido durante 10-12 minutos até ficarem firmes e começarem a dourar nas beiradas. Deixe esfriar um pouco nas próprias fôrmas e depois transfira para uma grelha para esfriar.



E então? Animadas para deixar o perfume do gengibre e da canela invadirem a sua casa? Uma sugestão: embalar os biscoitos em saquinhos plásticos, amarrar com uma fita e entregar para cada convidado na noite de natal. Lembrancinha simples e cheia de significado! Acho que adultos e crianças vão curtir. 


Este post foi escrito, amassado, sovado, assado e fotografado pela Maíla Basile. Além de minha super parceira no ateliê, a Maíla também manda muito bem no mundo gourmet. E prometeu sempre nos presentear com suas receitas gostosas, testes culinários e dicas de como receber com carinho! Gostou? Repetiu a receita? Conte pra gente! Vamos adorar saber como ficaram os seus biscoitos: ateliebasile@gmail.com

7 comentários:

  1. Huuuuuummmmm!!!!!
    Que receita com cara de Natal!!!!
    Fácil e deliciosa!!!!
    Mil beijinhos e obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!!! Quanto capricho!
    Vivizita e Maíla, estou com saudades de vocês!
    Preciso devolver os cortadores e pegar o telefone do instalador de papel de parede.
    Depois combinamos por e-mail.
    Bjo e muito sucesso sempre =)

    ResponderExcluir
  3. Uma delícia de biscoito! Comi e adorei!
    Aprovadíssimo :-)

    Beijos, Helena Ludwig

    ResponderExcluir
  4. Amo muito mesmo o blog e o trabalho de vcs. Que coisa mais linda é esse atelier!!! Queria vcs aqui na minha cidade. Parabéns pelo trabalho e pelas dicas maravilhosas. Bjinho

    ResponderExcluir
  5. Parabens gostei muito do post super explicadinho. vou tentar fazer obrigada.


    Rauly

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?