quinta-feira, 28 de julho de 2011

Alfaiate ou Antiquário?

Sinto uma saudade imensa do meu sogro... Sidnei era um dos meus melhores amigos. Dava broncas, conselhos profissionais e me incentivava _ principalmente a costurar! Compartilhava minha alegria pelas tesouras, máquinas e agulhas. Era um jeito de se lembrar da mãe, dona Cecília Basile, que foi grande costureira quando jovem.

Homem ligadíssimo em tecnologia, nunca deixou de dar valor à tradições. Em tempos de shopping, não abandonou o costume de encomendar ternos e camisas ao alfaiate. Assim, o querido sr. Poças se tornou amigo da família. Indiretamente, participou de momentos importantes como meu casamento, o casamento do meu cunhado, as promoções de trabalho do meu sogro, as viagens importantes. Em todas essas ocasiões, as camisas brancas de corte impecável estiveram presentes.

Dia desses, tive a chance de conhecer o ateliê Poças & Lozza, no bairro da Aclimação, em São Paulo.


Está achando que só nós, crafters, gostamos de tecidos importados? Aqui os cortes são ingleses...


Poças sentiu meu entusiasmo pela costura e me mostrou um armário, onde estão seus tesouros.... Coisa linda como ele guarda as miudezas e aviamentos.


A tesoura é herança da família do alfaiate, que veio de Portugal quando ainda era menino. A antiguidade ainda é usada para cortar tecido.



Olha a preciosidade: um manual original das primeiras máquinas Singer _aquelas pretinhas, que a gente adora!


As relíquias ficam restritas ao armário. No ateliê do Poças, o maquinário é super moderno. Ele mostrou como funciona a botoneira, que prega e arremata um botão em 4 segundos!



Poças gosta de comparar seu ambiente de trabalho a um ateliê francês. Tudo é feito sob medida, por encomenda. Como antigamente.... do jeito que meu sogro gostava.

14 comentários:

  1. que lindo....seu post....eu adimiro muito o trabalho deles,tão originais e cheio de estilo e carinho nas confecções...cada peça com exclusividade...e beleza do trabalho manual...
    grande abraço sisi
    adoreiiii

    ResponderExcluir
  2. lindo mesmo... adorei o carinho que vcs tem pelo sogro.. o alfaiate... tudo.. beijos

    ResponderExcluir
  3. Uma verdadeira homenagem ao grande jornalista Sidnei Basile. Muito lindo, Viviane!

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda, Vivi! O Sidnei devia ser muito chique! Parabéns pela reportagem com o Sr. Poças!
    Já tô no Rio, viu?
    Beijos,
    Helena

    ResponderExcluir
  5. que fofura!! E Alice é um nome lindo, delicado, bem de menina mesmo... É bom ewr mãe de menina, a gente pode ficar paparicando e brincando de boneca né!! Tu vais ser muito feliz! Beijoooosssss e mais beijos para toda a família! Alegria!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vivi.
    Adorei o post, ficou muito delicado.
    Parabéns pelo baby, que Deus a ilumine sempre.
    Beijos,Kátima.

    ResponderExcluir
  7. Vivizita querida! Que post mais nostálgico e lindo.
    A tesoura é maravilhosa mesmo, uma verdadeira relíquia.
    bjo flor =)

    ResponderExcluir
  8. Emociona ver alguém jovem percebendo o valor do profissional e da profissão em desuso; a noção exata que uma parte de nós tanto vai no trabalho feito, quanto está no que encomendamos à nossa maneira, jeito, vontade e necessidade.
    Parabéns pela sensibilidade e pela reportagem/homenagem.
    Alice

    ResponderExcluir
  9. Por falar nisso,recebi por email esta frase:
    "Escolha um trabalho que ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida"

    ResponderExcluir
  10. Ai Vivi, estou toda lacrimosa...hoje é aniversário de falecimento de meu pai, que não era alfaiate, mas costurava também....ele sabia o valor de uma camisa bem cortada. O post é lindo demais, o atelie um exemplo de simplicidade, funcionalidade.organização e profissionalismo. Foi um lindo gesto o seu.Bejo

    ResponderExcluir
  11. lugar de lembranças e tão belo que é também um ótimo lugar para receber visitas, não? Seu post me deu saudades.... de amigos, da costura, da Stela Maris.... delicadeza de texto amiga!

    ResponderExcluir
  12. SILVIA YARIWAKE STUPP13 de fevereiro de 2012 18:33

    GOSTEI MUITO DE TI ENCONTRAR, POIS GOSTO MUITO DE COSTURAR, E PRINCIPALMENTE DE ALFAIATARIA E QUERO APRENDER A FAZER AS MINHAS ROUPAS COM A PRECISÃO DE UM ALFAIATE.APENAS ESTOU COMEÇANDO. SILVIA YARIWAKE

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?