segunda-feira, 20 de junho de 2011

10 Lições de Costura que aprendi com minha Mãe


Minha mãe trabalhou a vida toda de manhã e à tarde, mas sempre arrumou um tempinho para as costuras. Nos fins de semana e nas férias corria para a Elgin Genius e, juntas, escolhíamos os moldes mais charmosos da revista Manequim. Maria Antonia fazia _e ainda faz_ peças perfeitas. Não gosta de projeto fácil... Fica animada para costurar vestido de festa, corpete ajustado ao corpo, acabamento detalhado à mão, colcha de patchwork para colchões super king size... Foi e ainda é a minha maior professora. Vou tentar dividir com vocês as 10 lições mais legais de costura que aprendi com ela nesses maravilhosos anos de convivência....

1. É que nem dirigir... No começo é difícil, depois....
Você compra a máquina toda empolgada. Lê o manual rapidamente e tenta passar a linha. Não consegue. Tenta encher a bobina. Sofre. Bate um desespero: pra quê eu fui inventar isso na minha vida? Olha, não desista... Daqui a pouco, você vai fazer tudo isso de olhos fechados!

2. Não existe projeto fácil.
Passeando no shopping você vê um vestido reto, de malha, numa vitrine. Custa os olhos da cara! Você vira para a sua amiga e fala: que absurdo! Isso daí eu costuro em uma hora... Bem, eu não queria te desanimar, mas nem tudo que parece é, de fato, fácil.

3. Alinhavar não é perder tempo! É ganhar tempo!
Essa dica eu demorei para aprender. Pra ser sincera, eu ainda resisto e, muitas vezes, quero ganhar tempo e fazer tudo só alfinetando. É claro que não dá certo, daí a espertona aqui tem que desfazer tudo, alinhavar e ir para a máquina de novo. Ou seja, não vale a pena!!!

4. Compre só a metragem exata do tecido.
Se o projeto fala em 1,30m, minha mãe vai a loja de tecido e compra exatamente a quantidade necessária. Eu ainda não cheguei a esse nível de desprendimento. Sempre compro meio metro a mais, afinal vai que falta mais um pedacinho.....

5. O molde é a etapa mais importante da costura.
É impressionante o tempo que a minha mãe dedica para estudar o molde. Ela compara uma peça com a outra. Une os papéis para ver se os tamanhos estão perfeitos. Se tem instrução junto, ela lê, relê e segue rigorosamente cada passo. Sem invencione.

6. Planeje muuuuito antes de cortar o tecido.
Minha mãe localiza o molde no tecido. Antes de cortar, observa tudo. Presta a maior atenção se não está desperdiçando qualquer pedacinho de pano.

7. Descosture e recomece!
Costurar exige mega paciência. Se não está bom, se está feinho, com cara de mais ou menos.... descosture e refaça! Mesmo as costureiras mais experientes passam por isso diariamente.

8. Movimente a tesoura em piques grandes!
Invista numa tesoura boa. Ela vai custar caro, mas se você for cuidadosa, ela vai durar a vida toda!

9. Corte pelo avesso do tecido.
A explicação é simples e vale principalmente para roupas. Você marca o local da costura com giz de alfaiate, seguindo o molde, e passa a agulha da máquina no local bem certinho.

10. Quando errar demais, pare tudo!
Se a costura começar a sair torta demais, se você errar bobagens, se a paciência acabar... pare tudo! A dica da minha mãe é: vá assistir televisão, comer um pão de queijo ou tomar um sorvete. Tem hora que nem mesmo as super crafters estão disponíveis para a costura.

58 comentários:

  1. Viviane amadinha concordo com
    as 10 lições da tua mãe!
    Quando se começa a costurar temos
    que ter estas lições para fazer uma
    costura econômica,prática,limpa e
    charmosa !
    Bjs tenha dias lindos e abençoados

    http://alcenacvc.blogspot.com/

    http://www.facebook.com/alcena.cvc

    ResponderExcluir
  2. EU quero começar a costurar já já, e estou bem animada , adoro vestidos, e vou fazer vários pra mim rs se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  3. Estou super animada pra costurar, só preciso de uma maquina de costura rs!!
    Vc tem alguma dica ??
    Bjos
    http://relicarioma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Vivi... um treino de paciência. Quem não tem paciência e quer costurar, vai ter de arrumar a bendita em algum lugar. É a melhor terapia que existe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amei o post...minha irmã virginiana que costura super bem sempre dizia: meça três vezes pois só poderá cortar uma! beijos

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas... como não tenho uma mãe expert na costura vou guardá-las! Rs
    BEijinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, concordo com tudinho que escreveu!
    Abç!

    ResponderExcluir
  8. Ahm eu concordo muito com qse tudo.. exceto o alinhavo.. hahahah! não consigo fazer isso, juro. Acho trabalho duplo, me dou bem com os alfinetes e piques =) Beijo nas duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois as minhas costuras só sairam mais perfeitas qdo eu alinhavava....ficavam certinhas

      Excluir
  9. Vivi,
    Acho q vou guardar dicas de mamis como um mantra...=) e olha q ainda vou p a primeira etapa..."pra quê eu fui inventar isso na minha vida?"...mas td precisa de um começo, né =]
    Obrigada por partilhar sábios conselhos!
    Um bejim prá vc e prá sua mãe!

    ResponderExcluir
  10. Oi Viviane! Não conhecia seu blog e já adorei! Adoro artesanato e achei muito legal esse post sobre 10 lições que costura. Não sei costurar mas sempre tive vontade de aprender, só que sempre imaginei ser muuuito dificil! Sei bordar...serve!? hahaha Já estou te seguindo! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  11. Viviane
    Sua mãe é muito sábia, concordo plenamente com os conselhos, para costurar é necessário muita dedicação, capricho e paciência. Adoro seu blog!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei o Post, quem me dera te-lo lido quando comecei a costurar...aprendi levando na cabeça, mas valeu a pena cada momento desmanchando...essa ultima ate hj uso...quando tudo ta dando errado, para tudoooooo, va fzr outra coisa bem diferente. Geralmente saio do atelier e vou tomar um cafezinho na padaria da esquina. :) Vou divulgar o seu blog ok?? Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Eu achei incrível! Sou louca pra aprender a costurar e vou quebrando a cabeça com os moldes de revistas. Tenho uma preguiça enorme de alinhavar, compro tecido demais e outras coisinhas que vão atrapalhando meus projetos. Ela tem razão, vou colar essas regrinhas na minha frente, quem sabe tomo jeito.
    Parabéns pelo blog!
    Bel Monteiro

    ResponderExcluir
  14. Adorei as lições e me vi em muitas delas kkkk claro fazendo tudo errado, na maioria das vezes estou sem paciência hehehe.
    Bjks
    Marília

    ResponderExcluir
  15. Ola boa tarde adorei a explicação e concordo plenamnete costura é uma arte e eu adorooo
    muito bom desde menina que peguei gosto pela costura e nunca desiti de sempre aprende um pouco mais vale a pela bjus!!

    ResponderExcluir
  16. conheci seu blog pelo banana craft, e me vi nas lições da sua mãe!! na verdade a primeira é exatamente eu: comprei uma maquina achando que ia arrasar e não sabia nem passar linha, costurar reto então uma tortura, mas não desisti, fiz um curso de corte e costura no senac e minha prof. disse tudo isso que a sua mãe falava, e inclusive deu dicas que pretendo levar minha vida toda!! as vezes dava tudo errado e eu pensava "oq eu estou fazendo aqui" mas quando a gente termina uma peça fica tão feliz, mesmo as vezes meio tortinha (ainda não sou profissional) eu fico muito feliz!! Bjus

    ResponderExcluir
  17. Esse último é uma das coisas que aprendi para tudo na vida! Quando está dando errado, pare, respire, se distraia um pouco e depois tente novamente! Gostei muito das dicas!

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Muito bom o post! Com certeza são dicas preciosas e até quem já é Costureira deve seguir a risca a última dica... vá tomar um sorvete!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post. Até hoje eu tbm ainda resisto a fazer alinhavos. Acho uma chatice! Mas realmente o resultado sai melhor quando alinhavamos antes de passar a costura definitiva.
    Obrigado por compartilhar as dicas.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Que legal, adorei as dicas! Muito boas!
    :D

    ResponderExcluir
  21. Olá, meu nome é Renata, minha mãe também é costureira, das boas (se vou comprar uma roupa verifico logo o acabamento, se estiver mal feito ou com costura "porca" não compro mesmo). Mas como ela costurava em casa durante muitos anos para ajudar nas despesas, ela não tinha muito tempo de ficar me ensinando, então eu costurava as roupinhas de boneca na mão mesmo ou na máquina de brinquedo que eu tinha. Acabou que veio o curso técnico, faculdade, pós, casa nova ufa.... só agora consegui entrar num curso de costura, e estou amando, pq já amava costurar mesmo. Paciência é a palavra chave mesmo, pois se a pessoa gosta e quer, com um pouquinho de esforço dá para chegar lá.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. è isso aí mesmo!! Estou na fase de demorar meia hora para colocar a linha e 5 minutos na costura propriamente dita. valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  23. Realmente, dicas preciosas!!
    Eu preciso aprender a alinhavar... muitas vezes o projeto acaba ficando com um defeitinho de nada, mas se tivesse feito o alinhavo, não teria defeitinho nenhum.

    Obrigada por partilhar!

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!

    Poderia me ajudar, estou na duvida de qual maquina comprar a Genius JX 4000 110V ELGIN e a Elgin Supéria JX 2050, estou querendo fabricar roupa (pra mim mesmo), vestidos, blusa e saia, porem não sei qual me atenderia melhor. pode me ajuda?

    ResponderExcluir
  25. ola Deus abençõe ás costureiras rsrsrs pois paciência não é para todos tem que amar mesmo oque faz vou parti para este lado preciso e gosto estou com problema no rins direito e tenho que fazer algo que não pegue peso.

    ResponderExcluir
  26. Qual maquina de costura devo comprar? Pois vou começar a fazer o curso, mais penso em futuramente fazer vestidos de festas tbm. Mexer tanto com malha, como cetim, musseline, qual a máquina vc me indicaria pra não me arrepender futuramente?

    ResponderExcluir
  27. Oi Bon dia adoroo custurar. To fazendo treinamento em uma fabrica ...adorei suas dicas gostaria de recebe la no meu email ayolphi13@gmail. com

    ResponderExcluir
  28. Gostei, muito boas as dicas, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  29. Estou querendo começar a costurar minhas próprias roupas,sua dicas serão muito úteis.Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Olá! Achei que só eu tinha pensado "o que é que eu fui inventar!" quando comprei a minha máquina e comecei a pelejar nela! E nisso se vai quase um ano de teimosia!!! Agora vou entrar num curso para esclarecer as minhas dúvidas e começar a produzir! Minha mãe é costureira também, mas moramos longe uma da outra e quando morávamos juntas, nem pensava em aprender a costurar... burra eu, né! Agora vou ter que pagar...rsrsrs...

    Beijos!

    Se quiser saber mais sobre as minhas esperiências nessa fase inicial da costura é só dar um pulinho no meu blog:

    costuraetal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá! Achei que só eu tinha ficado frustrada quando a minha máquina linda de costura chegou e descobri que não sabia nada!!!kkkk... Minha mãe também é costureira, mas moramos muito longe uma da outra (quando pude aprender, não quis! Burra eu, né! Agora vou ter que pagar para aprender...). Enfim, já faz quase 1 ano que tento aprender sozinha. Comprei até um curso online, mas não deu certo... Agora vou fazer um curso presencial e começar a produzir em breve!!!!

    Adorei o post! Se quiser ver como tem sido a minha experiência no mundo da costura (pelo menos até agora) é só dar um pulinho no meu blog, tá!

    É costuraetal.blogspot.com.br

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  32. Ola, Amei seu blog e tb adoro costura.. Ganhei uma Elgin antiga da minha avo, mas depois de tantas visitas do mecânico, ela não funciona mais... tive poucas experiencias com ela.. sofria para passar a linha, isso qndo ela não resolvia engasgar... Bom! preciso de outra maquina, não aguento mais costurar na mão.. minhas bonequinhas ficam estranhas, preciso de ajuda para escolher uma nova companheira.. estou pensando em uma Janome 2008. O q vc acha? Alem das bonequinhas q eu amo, preciso também fazer reparos e ate mesmos criar novas pecas para mim... Help!!!

    ResponderExcluir
  33. Ola, Meu nome eh Deise e adorei suas dicas, tenho certeza que vão me ajudar bastante .. e tb adooro costurar, mas nunca fiz curso, tudo q sei foi observando minha avo, que dela herdei uma maquina Elgin bem antiga. Não tive muitas experiencias com ela, q depois de muitas visitas do mecânico, ela não quer mais funcionar. Não aguento mais costurar na mão. Preciso de uma companheira nova... estou pensando em uma Janome 2008, gosto de inventar pecas que só eu mesmo pra usar alem de reparos e algumas bonequinhas qndo estou de papo pro ar... o q vc acha dessa marca? Por favor me ajude...
    damorimm@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Ola, adorei suas dicas.. e tb adooro costurar, mas nunca fiz curso, tudo q sei foi observando minha avo, que dela herdei uma maquina Elgin bem antiga. Não tive muitas experiencias com ela, q depois de muitas visitas do mecânico, ela não quer mais funcionar. Não aguento mais costurar na mão. Preciso de uma companheira nova... estou pensando em uma Janome 2008, gosto de inventar pecas que só eu mesmo pra usar alem de reparos e algumas bonequinhas qndo estou de papo pro ar... o q vc acha dessa marca? Por favor me ajude...

    ResponderExcluir
  35. Adorei as dicas da sua mãe... Depois se tiver um tempinho entre no meu blog para conhecer!!

    http://meusprojetosdecostura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Dicas fantásticas, sábia mãe!!

    ResponderExcluir
  37. Adorei as dicas, estou amando aprender a costurar.

    ResponderExcluir
  38. adorei , tbem pensei pq fui inventar isso , mas é b om d+ costurar , valeu as dicas

    ResponderExcluir
  39. a melhor coisa do mundo é poder criar seus proprios modelitos adooooooooro bjos. bruxa loira;






    hj; 04 de dezembro de 2014 00;43 horas adorei essa ideia de poder criar seus proprios modelitos adooooooro bjos,

    bruxa loira,



    ResponderExcluir
  40. Legal! Estou ansiosa para começar aprender..rs

    ResponderExcluir
  41. Amei a dica. obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Obrigada por passar pra mim e pra todas nós "crafters",as dez lições da sua mãe, as dicas são imprescindíveis.
    Agora já não me sinto culpada, em errar ,desmanchar uma costura várias vezes, e largar tudo e ir para TV, tomar um café. Sua mãe é uma é um "mestra".

    ResponderExcluir
  43. BOM DIA

    PRA QUEM PRECISAR DE UMA EMPRESA PARA TERCERIZAR SUA PRODUCAO ENTRE EM NOSSO SITE WWW.VESTEPROMO.COM.BR OU NOS ENVIE UM EMAIL PARA CONTATO@VESTEPROMO.COM.BR

    ResponderExcluir
  44. BOM DIA

    PRA QUEM PRECISAR DE UMA EMPRESA PARA TERCERIZAR SUA PRODUCAO ENTRE EM NOSSO SITE WWW.VESTEPROMO.COM.BR OU NOS ENVIE UM EMAIL PARA CONTATO@VESTEPROMO.COM.BR

    ResponderExcluir
  45. Você tem o manual da elgin genius, preciso muito e se n tiver poderia colocar para mim algumas explicaçõeas de como usa-la, pois ganhei essa maquina de presente para começar a costurar...Ficarei grata pela atençaõ. Abraços

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?