sábado, 28 de maio de 2011

Amor ao Papel


Dia desses eu estava andando no Itamaraty e encontrei a Elisa. Conversa rapidíssima e ela me deu uma dica preciosa: os cursos das Papeleiras. A Irene Lobo também citou o trabalho das meninas em um comentário aqui no blog. Eu nunca tinha ouvido falar delas... Entrei no site e fiquei sonhando com as oficinas. O slogan já me encantou: "amor ao papel". Hoje passei a manhã lá no papeliê. 


Fiz uma oficina de "capas flexíveis". A professora foi a Gabriela Irigoyen, do ateliê Luferela, do Rio de Janeiro. Gabi fala baixinho, é calma, sabe tudo de encadernação e teve muita paciência para me explicar os detalhes. Pra mim tudo era novo...



Em uma manhã, aprendemos a fazer três cadernos diferentes. Eles não levam cola. São costurados à mão com uma agulha mais grossa e fio encerado. Bem artesanal...


O resultado! Um dos meus cadernos...


E os cadernos das alunas mais experientes... Olha só que perfeição a lombada! Precisarei treinar muito até o meu acabamento ficar assim!




No fim da aula, teve até diploma! É claro que estava escrito à mão, em uma caligrafia de primeira.


Cheguei em casa e já fiz a tarefa: repeti os cadernos sozinha. Achei que não daria conta, mas deu certo. Sinal que a aula super valeu a pena. Recomendo!! Fiz versões mais coloridas e estampadas. Depois eu mostro pra vocês.

Um ótimo domingo, costureiras!

9 comentários:

  1. Que legal, Vivi! Depois vou dar uma olhada no site das papeleiras. Que trabalho mais lindo!
    Beijos
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Que lindo...tenho achado o máximo suas incursões pelo mundo de papel, viu?

    ResponderExcluir
  3. delizioso!

    Ti ho scelta come "preferita del mese" di Maggio di Mode&Manie sul blog di Scrapbookiando, grazie al tuo minialbum :) qui il link:
    http://scrapbookiando.typepad.com/news/2011/05/farfalle.html

    baci

    ResponderExcluir
  4. Vivi, eu convidei As Papaleiras para darem um curso aqui no meu trabalho na Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho e fui um sucesso! A foto tá no link http://aspapeleiras.blogspot.com/2010/10/encadernacao-na-embrapa.html
    Recomendo muito. Beijos, Irene (mãe do Davi)

    ResponderExcluir
  5. Vivis, amei!!!

    Eu adoraria aprender esta técnica, é muito difícil? rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Viviane, que post fofo! Adoramos!
    E ficamos extremamente felizes por vc ter papelado muito no domingo.
    Obrigada!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Aprovadíssimas as versões coloridas e estampadas! AMEI!!!

    ResponderExcluir
  8. Vivi queridona!

    Estou desde o dia da postagem tentando deixar um comentário aqui! Num entrava por nadinha! Blogspot, seu boicotador de elogio às amigas!!

    Tá atrasado, mas queria falar que adoro o trabalho das papeleiras! Vivo dando uma olhadinha nos projetos dessas amantes do papel!

    E amei seu caderno costuradinho! Está se dando muito bem no mundo do papel, moça! Toda toda prendada!

    Adorei saber que em breve me fará uma visitinha. Já estou ansiosa para o jantarzinho no Higienópolis. Ah! E a Casinha está te esperando!

    Beijos pra todos! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi! Agora que vi que vc foi nas Papeleiras! Este curso deve ter sido super proveitoso mesmo, afinal 3 costuras de uma vez!!! Acho que as amantes de trabalhos manuais devem mesmo bater um ponto lá... Adorei conhecer seu filhote na Festinha Junina, ele é lindo! Fui lá a convite de uma afilhada. A Bia estuda no Mauricio Salles de Mello. Bjs Elisa

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?