sábado, 12 de março de 2011

Um quilt bem brasileiro!

Dia desses, convidei minha amiga Fernanda Viscardi pra uma costurinha aqui em casa. É uma troca que sempre funciona. A gente conversa sobre projetos em andamento e troca ideias sobre como melhorá-los.  Dessa vez, a Fernanda me mostrou como fazer uma necessaire sem zíper e eu tirei umas dúvidas dela sobre costura inglesa. Ainda quero fazer um tutorial desse tipo de acabamento para dividir com vocês.


Mas, o que me surpreendeu no encontro foi essa colcha linda, que a Fernanda acabou de costurar e trouxe para eu babar olhar! A técnica de patchwork é o bargello. Adorei o resultado e os tecidos escolhidos por ela. As cores são alegria pura...

A Fernanda já tinha feito outra colcha colorida. O trabalho foi mostrado aqui.


Como aqui em Brasília é bem quente, a Fernanda dispensou a manta acrílica (ou acrilon, whatever!) e fez o quilt reto com topo + forro. Ficou uma colcha bem leve, ideal para ser usada nessa época de chuva. Acho que essa é uma boa saída para quilteiras brasileiras, afinal o que nós vamos fazer com tantos quilts de inverno, nesse clima tropical?!

10 comentários:

  1. Oi Vivi!! td bom?? achei linda a colcha... fiz uma parecida pra minha filha, aliás tõ fazendo a um tempão... sabe como é "casa de ferreiro o espeto é de pau". tem tempo que eu quero mudar isso, mas depois que abri a loja não sobra tempo mesmo... tudo é pra lá e como só eu produzo fica dificil vencer as encomendas e ainda fazer aqui pra casa!! hoje a noite vou lançar uma nova coleção de cozinha.. passa lá no blog pra conhecer ok??
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. lá, Viviane:
    Minha amiga Selma Rosa (com quem comecei nessa história de patchwork), atualmente se divide entre Brasília e Jataí (GO). Como lá faz muito calor, há tempos ela faz esse tipo de colcha, sem a manta acrílica. É tradição luso-brasileira. Já falei sobre isso lá no blog, faz algum tempo.É a famosa "colcha da vovó".
    Abraço da Cecilia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, o que eu adoro no patchwork é que sempre descubro combinações e não passariam por minha cabeça...que lindo ficou isso!! Olha, de minha parte aqui em Curitiba dá-lhe manta!!

    ResponderExcluir
  4. muito linda a colcha... leve na confecção e na escolha das cores.
    Beijos e mande ver no bordado que a "tia" gosta, rsrs!
    DaAna

    ResponderExcluir
  5. Que trabalho lindo, adorei! Eu coloquei costura inglesa e francesa no projeto das aulas que dou, coisa que se perdeu no tempo, hoje ng mais usa, uma pena, ne? Ai preparar um tutorial.. se vc fizer da inglesa, faço da francesa e a gente linka uma na outra, que tal? rs! bj

    ResponderExcluir
  6. Uau... estou de boca aberta até agora!!! rsrs
    Fernanda é minha filha também!! Cada vez me surpreendo mais com seus trabalhos e falando em gosto o dela é show!!! Parabéns querida!!
    Bjos da mamis nº2

    ResponderExcluir
  7. Esse azul de fato é lindo e o verde "quebrou" e ao mesmo tempo, agregou as cores.
    Onde tem assim em São Paulo???

    ResponderExcluir
  8. Eu quese infartei com o susto!!!
    Mas adorei a surpresa de ver meu trabalho aqui em um blog que admiro tanto e de uma amiga tão querida.(estão orgunhosa de mim!)
    Um surper beijo e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Ficou realmente muito bom! E eu (que nao tenho muita intimidade) fiquei impressionada com a possibilidade de não usar a manta acrílica!
    Realmente deixa bem mais tropical!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns você é uma artista, amo seus trabalhos de paixão e todos os dias dou uma espiada em seu blog ! Ganhei minha primeira máquina de costura agora, quem sabe um dia faço algo tão lindo como vc faz ! Um gde bj ... meu blog é : casinhadepassarinho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?