terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Scrap férias: cartões handmade

Minhas férias terminam hoje... e para voltar ao trabalho com a cabeça fria, aproveitei minha última semana de folga para fazer descobertas crafts! Enfim, consegui pegar umas aulas de scrapbooking. Faz tempo que eu estava de olho em uns cursos, mas os horários eram inviáveis. Já até tinha feito uma mini álbum de natal para a minha mãe, mas ficou bem amador e eu queria aprender os truques. Valeu a espera! Agora eu entendo porque tanta gente curte e se dedica ao scrap.

Olha só que inspirador o clima do ateliê ScrapHappy, onde eu fiz o curso. Entre no site. Lá tem o cronograma das aulas e alguns tutoriais (oba!).


Fiz 3 aulas. A primeira foi o curso básico. Montei duas páginas, que depois de emolduradas viraram quadros para a minha casa. Na segunda aula aprendi quatro modelos de cartões. Estava bem interessada porque acho que todo presente fica muito mais especial quando vem acompanhado de um cartão. Se for feito à mão então...

Bem, você pode estar se perguntando para quê fazer curso de algo que parece uma simples colagem. Não é bem assim... scrapbooking tem técnica e ferramentas completamente diferentes de outros crafts, como a costura ou o patchwork. Na aula fui apresentada à dobradeira, ao corner, ao boleador, à fita banana, ao gluedot, entre outros. Alguns instrumentos custam pouco e deixam o trabalho com uma cara mais profissional.


Aqui o resultado... Os cartões poderão ser usados em diferentes ocasiões. É só variar o tema e as cores dos papéis. Aliás, o que são os papéis para scrapbooking??? Muita variedade... estampas sensacionais e modernas. O único problema? O preço! Alguns custam mais caro do que tecido. Eu, hein?! Mas quem resiste??


Esse daqui é um modelo para o valentine´s day (esté chegando!!). Reparem no mini ilhós. Eu conhecia o método do martelinho para fixá-lo. Mas a professora até riu... disse que martelinho em scrap está mais do que ultrapassado! Agora é usada uma ferramenta chamada crop. Com ela dá para furar metal, papelão, acrílico, tecido, couro, mdf e pregar ilhós de 3 e 4,5 centímetros. Não sossego enquanto não comprar a minha!


Nesse último modelo, há um envelope embutido para guardar o cartão. Achei a ideia bacana para convites de aniversário. É isso... engana-se quem pensa que scrapbooking é só para álbum de fotos. Amanhã mostro para vocês a terceira aula: a encadernação de uma agenda e um porta cartões.


Ah! Fui sem indicação nenhuma e acabei acertando... a aula foi dada pela Carol Oliveira. Fofa, talentosa e paciente. Ela oferece cursos na Asa Sul e em Águas Claras.

O contato dela é: annacarol_50@hotmail.com

3 comentários:

  1. Comentário 1: O que é essa colagem de fotos bonitona? Eee! Adorei! Quantos detalhes, Vi! =) =)

    Comentário 2: Eu sempre tive um mini pé atrás com scrap por achar que utiliza material caro demais e tal tal tal... Mas, me converti logo nos primeiros parágrafos! Dever ser mesmo delícia saber truques para deixar colagens e recadinhos bem mais especiais!

    E finalmente, o 3: Eu sempre quis um super crop-a-dile!! Vou pesquisar nas lojinhas aqui de Sampa pra gente!

    Adorei, Vi! Que gostoso fim de férias! Descanso hiper merecido! Agora vou voltar a te ver na tevê! rs Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah! Tem mais um: Cartãozinho caprichado faz mesmo toda a diferença! Tô até agora boba com cada aplique, adesivo e textura do meu! (arrasou!) ;)

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito legal!!! Qual será o próximo projeto? Quando?? I´m in!!

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?