domingo, 30 de janeiro de 2011

Arquitetura da Felicidade


Início de ano dá aquela vontade de mudar a casa: pintar a parede do quarto de uma cor diferente, consertar a persiana quebrada, comprar um lustre bacana. Por falta de tempo ou de grana, nem sempre as ideias são colocadas em prática. Esse mês caiu na minha mão um livro que tem tudo a ver com essa conversa. Arquitetura da Felicidade foi escrito pelo filósofo suíço Alain de Botton. O texto é leve e muito inspirador... Enquanto lia, pensava no que posso fazer para deixar minha casa com a minha cara.

Botton defende que a casa não é só refúgio físico, mas também é a guardiã da nossa identidade. Por isso, essa necessidade de sempre mudar tudo a nossa volta. À medida que nos transformamos, também desejamos um ambiente diferente. Botton fala ainda do capricho que tendemos a ter com o nosso lar, da nossa vontade de transformá-lo numa "ilha de perfeição", onde sejam renovadas nossas energias e esperanças depois de longo dia de trabalho.

O livro me fez refletir também porque certos tipos de arquitetura/ decoração nos atraem mais do que outros. "Parece sensato supor que as pessoas possuem algumas características das construções pelas quais se sentem atraídas". Não me refiro só aos móveis e estilos, mas aos estados de espírito que algumas casas nos provocam: religiosidade, rusticidade, romantismo, alegria, modernidade ou erudição. E você? Já parou para pensar que tipo de casa você admira? E já pensou em quais sensações sua casa transmite para quem a visita?

7 comentários:

  1. faz horas que quero ler.. mas tinha até esquecido!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Vivi, minha irmã caçula vai adorar saber que você leu e também gostou do livro! Ela é estudante de arquitetura (lembra, né?) e essa foi sua leitura de cabeceira nessas férias! Tbm falou muito bem das reflexõesdo autor! ;)

    Beijo beijo de quem está ansiosa para ver a caixa de correio!!

    ResponderExcluir
  3. Vivis, que bom te te de volta. Acho que esse livro tem tudo a ver com meu momento, fiquei interessada ... o espaço é muito importante para mim. E, agora, estou construindo o espaço da minha família... feliz , né? Vou comprar o livro para me inspirar! beijos

    ResponderExcluir
  4. oi vivi, saudade! como está Lucy? ainda não vi nenhuma foto dela contigo...
    já li esse livro, é bem bacana e gostoso!
    to encantada com tuas produções... te esperando aqui no sul com o chimarrao!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei encontrar seu blog por acaso, e não é que estou justamente neste dilema querendo modificar alguns ambientes de minha casa mas ando sem grana. Vou ler este livro e fazer minhas reflexões. Parabéns pelo su blog.

    ResponderExcluir
  6. como faço pra encontrar esse livro? acho que ele não está mais sendo vendido. Ja revirei tudo procurando ele. Queria muito dar de presente pro meu namorado, estudante de arquitetura. Ajudinha ai Vivi

    ResponderExcluir

Ei, estou curiosa para saber o que você achou. É só escrever aqui, clicar duas vezes, e postar... Vamos alinhavar este papo?